DGC - DIVER GIRLS CLUB

DGC - DIVER GIRLS CLUB
DGC

sexta-feira, 22 de março de 2013

Tenho MEDO de mergulhar, o que faço para perder o medo ?

                                                  O QUE ESTOU FAZENDO AQUI !

Gente sei nadar, mais tenho medo de mergulhar, o que faço para perder o medo ?

Sou Cristina Zunino uma prova VIVA que perdemos o MEDO e nos transformamos em lindas MERGULHADORAS, onde temos o orgulho de dizer :
Sou MERGULHADORA, amo mergulhar.
Minha historia:
Tinha panico de água, medo até do chuveiro rs, um acidente, nadar nem pensar, meu nado era boiar rs. O curso básico de mergulho (OPEN) que leva uma semana, pra mim levou 4 longos meses, verdade, juro, entre águas confinadas chique = (piscina), teorias e check out de mar.
Muitos falavam Zunino mergulhador(A) ? Nem pensar, outros acreditaram.
Resumo do mergulho ou da opera:
Oito anos como mergulhador(A) avançada, fotografa sub aquática, 20 cursos PADI executados, apaixonada pelo mar.
Falo para minha família,amigos, que serei aquela velhinha chata de bengala (novo equipamento de mergulho) mergulhando completamente feliz, coitado do meu dupla.
Então vamos bater um papinho em OFF de mergulhadora para mergulhadora.

Agora vem o passo de gigante! 
- Você consegue lentamente, seu instrutor ou a equipe no barco vai lhe ajudar, faça tudo com calma e segurança, sem pressa, no seu tempo,este momento é para ser um momento FELIZ, pule, fique alguns minutos na água, respire, relax. Vale a PENA, a vida marinha te acolhe, te chama, te aceita, os peixinhos vão até vc. Neste mundo perfeito que só tem beleza e cores.

Estou no meio do mar, vou me perder
será que aprende tudo certo?
- Você não esta no meio do mar, perdida? menos amiga rs, você esta em um ponto de mergulho abrigado, seguro, piscina de peixinhos, sabe um aquário gigante, raso, onde você é a sereia deste lindo e natural aquário.
Você aprendeu tudo na teoria e o fará com o tempo, automaticamente como andar de bicicleta, neste momento seu equipamento lhe ajudará em quase tudo, você tem seu dupla ou instrutor, no inicio um anjo da guarda no mar, cuida bem dele tá legal. Não tenha medo ou vergonha de segurar a mão dele se o coração aperta, sentar no areal por uns minutos, veja os peixinhos.
O que você esta fazendo, onde você estar, você esta onde poucos ou alguns nunca chegaram, sinta o privilegio de ser parte deste mundo marinho, um mundo submerso, lhe acolhe com muito amor.
Como um amigo instrutor me falou um dia né Binho, caramba falei o nome do cara rs:
- Zunino o mar não tem paredes, como a piscina, mais ele tem fundo, o areal, os peixinhos estão todos lá.
Obrigado meu amigo.

Não sei nadar, meu DEUS !
- Você pode mergulhar sem saber nadar, mais não seria o ideal, mais conheço muitas pessoas que começaram sem saber nadar e se tornaram mergulhador(as), depois fizeram o curso de natação.

Quantos equipamentos!
Tudo é tão pesado! 
Tenho medo de afunda e não conseguir subir.





- Os equipamentos são importantes para você fazer um bom mergulho, com segurança, nas aulas teóricas você vai aprender como operar, como confiar nele, é algo SEU, pessoal, como o seu batom caríssimo ou sua bolsa Victor Hugo rs.
Converse com o seu instrutor de mergulho, ele tem anos de mergulho, muita experiencia, ele quer lhe ver no mar, mais uma mergulhador(A).
O peso é somente fora d'água, graça a Deus os barcos de mergulho e a praça de mergulho são pequenos rs, caminhamos 4 ou 5 passinhos com todo este peso, na água tudo fica leve, lhe garanto, a sensação é de estarmos flutuando, alias esta é a ideia FLUTUAR.
Não vamos a LUA, mais vamos flutuar no MAR.
Afundar querida, é o mais difícil, tudo em você flutua, roupa, colete, cilindro, o bater das nadadeiras, seu pulmão cheio de ar, seu pensamento, até os peixes flutuam rs.
Sabe porque você afunda? lastro ( os pesos no lastro ), então você vai afundar e na hora de subir é só calmamente bater as nadadeiras e você subirá.
Lembre-se! seu cilindro esta vazio e vai te ajudar a subir, com todo o resto do seu equipamento que também flutua, não subir, não existe.

QUERIDA mergulhador(A),
O medo não tem explicação, algo que brota do coração, frio na barriga antes do mergulho, mãos suadas, coração acelerado, o olho maior que a mascara.
Você tem que vencer o medo, você vai vencer, como vence muitas outras coisas na sua vida, cuida da família, seu trabalho, bate um bolo, atende o telefone com o baby no colo, cuida do cachorro e até do papagaio. Então como tudo na sua vida guerreira, você vai vencer o medo, eu acredito e confio em VOCÊ.
Comece mergulhando com amigas, pessoas que você confia, tudo no inicio ao meu ver é valido:
Descer no Cabo ou corda, mãos dadas, grupo de amigas,cantar,o que você achar melhor,isto até você ter a experiencia, confiança, se tornar uma peixinha no mar ou uma mergulhador(A) segura.
Converse e pergunte tudo a sua escola de mergulho, seu instrutor, aos seus amigos mergulhadores(as),
então formule a sua opinião final.
ESTE MOMENTO DA SUA VIDA É SOMENTE SEU, É PARA SER FELIZ,
pense nisto e
BOA SORTE ! Cristina Zunino

Alguns LINKs para pesquisa:

Pânico no Mergulho
http://www.bvpacodearcos.pt/downloads/Mergulho/Panico_Mergulho.pdf
Mergulho terapia
http://www.mergulhoterapia.com.br/artigos.htm
FOBIA É O MESMO QUE MEDO INTENSO
http://www.marisapsicologa.com.br/fobia.html            

7 comentários:

  1. ADOREI seu blog! Sou mergulhadora a 8 anos e sempre fui apaixonada pelo mar! Como uma"boa menina" sou toda PINK em baixo d´gua! PARABÉNS por encorajar mais mulheres para conhecer esse universo tão maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado minha querida Tata BMC,acredito de coração que no mundo do mergulho tem muitas mulheres,maravilhosas mergulhadoras. Devemos estar juntas, porque mergulho de menina PINK mergulhando, é um mergulho diferenciado. O grupo DIVER GIRLS CLUB esta no Facebook,são de mergulhadoras, anjos do mar, fazemos o BEM sempre que possível, doando e ajudando as ONGs marinhas existentes no mergulho. Seja bem vinda vc agora esta no nosso cardume de sereias no mar.Beijos rosa com cheirinho de mar.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Achei esse blog procurando ajuda para conseguir mergulhar.Já tentei uma vez e me desesperei. Foi uma experiência traumática, pois queria muito mergulhar não consegui e fiquei extremamente frustrada. Mas vou tentar outra vez. Só que antes preciso me preparar. o que vc me indica e me aconselha? obrigada Luh

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blog . Excelente iniativa, quando comecei minha aventura submersa, tinha algumas dificuldades em relação a manobra de compensação. Daí li um artigo em outro blog que ajudou bastante.
    http://dicas-cacasubmarina.blogspot.com.br/2016/08/manobra-de-frenzel-para-a-pesca-sub-e-apneia.html?m=1

    Ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Ótimo blog . Excelente iniativa, quando comecei minha aventura submersa, tinha algumas dificuldades em relação a manobra de compensação. Daí li um artigo em outro blog que ajudou bastante.
    http://dicas-cacasubmarina.blogspot.com.br/2016/08/manobra-de-frenzel-para-a-pesca-sub-e-apneia.html?m=1

    Ajudou muito

    ResponderExcluir